GT Tocantins de Hip Hop realiza o 1º Encontro Temático da cultura
- Paulo Albuquerque
- 24 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Artistas e representantes do poder público debateram as necessidades desse segmento cultural no Estado

Com o propósito de ampliar a discussão sobre a inserção do movimento nas diretrizes da política pública de cultura, o GT Tocantins pela Construção Nacional do Hip Hop, realizou nos dias 18 e 19 de maio de 2024 na Casa do Artesão de Taquaruçú em Palmas – TO, o seu 1º Encontro Estadual.

Na ocasião, artistas, mobilizadores sociais e representantes do poder público se reuniram para debaterem sobre as necessidades e interesses do segmento cultural no Tocantins. Além das caravanas de Palmas, Porto Nacional, Gurupi e Araguaína, marcaram presença participativa no evento: Cícero Belém (Ministério da Cultura), Tales Monteiro (Secult) e Elpídio de Paula (Conselho de Políticas Culturais).
A programação teve performances de diversos artistas do segmento e ainda contou com exposições, rodas de conversas e mesas temáticas abordando sobre: “Hip Hop e a educação antirracista”; “A mulher na construção da cultura Hip Hop e a violência de gênero”; e “Hip Hop e as organizações da sociedade civil”.


Com ampla participação dos cinco elementos do movimento (DJ, MC, Grafite, Break e Conhecimento), instituições representativas, movimentos culturais e sociais, a celebração reforçou a importância do Hip Hop para a cultura estadual e nacional.
A comissão organizadora foi composta por: Rapper Sabraj, Vitor Castro, Mano Wilson, Erval Benmuyal, Lucas Reset, Michael Brankyn e Daniel Azevedo, que avaliou o evento como um termômetro para o alinhamento das pautas de proposição da comunidade Hip Hop no Tocantins, unificando temáticas sociais diversas, com vistas à formatação de diretrizes para construção do plano estratégico de formulação de políticas culturais específicas para o segmento, que deverá ser debatido em data futura, durante o fórum ampliado da cultura cinquentenária.


Com base nas contribuições discutidas durante os dois dias do encontro, está sendo elaborado um documento final consignado com a disponibilização de certificados emitidos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) aos participantes inscritos.

(Com informações e texto de Jarbas Moura (Sabraj))







Excelente movimento popular… parabéns!