Antônio acelera para tentar frear crescimento de Ronivon
- Paulo Albuquerque
- 27 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
A campanha ainda não começou, mas só porque a lei diz que não!

Ainda estamos na pré-campanha, mas 2024 promete ser um ano de muitos e duros embates para ver quem irá tomar posse como prefeito de Porto Nacional em 2025. Há quatro nomes na disputa, mas dois prevalecem sobre os demais até agora: o deputado federal Antônio Andrade (Republicanos), que era conhecido como Toinho até bem pouco; e o atual prefeito, Ronivon Maciel (União Brasil).
A batalha já se dá em duas frentes pelo menos. Uma é campal: em festas, jogo de bola, de sinuca, velórios ou em qualquer outro lugar/evento em que o povo esteja razoavelmente aglomerado. A outra é nos bastidores do poder, nos corredores dos gabinetes e longe do povo. É nestes lugares que os que têm interesse pelo poder de ajuntam. É onde estão os grandes barões da política, com ou sem mandato, os maiores partidos; é onde são definidas as estruturas que serão montadas para as campanhas.
Pelo que pude ver até agora, e aí começo noticiando, o lançamento da pré-campanha de Antônio Andrade na noite de sábado passado (25) foi uma demonstração de muito poder. Ora, vê-se ali a presença do governador Wanderlei, do vice-governador Laurez, do senador Eduardo Gomes, do deputado federal licenciado Vicentinho Júnior entre outros. Foi uma festa enorme. A assessoria da pré-campanha disse que eram mais de 3 mil pessoas.
Enquanto isso, a campanha do Ronivon está mais na sola do sapato por enquanto. É claro que deve ter também o seu momento apoteótico, mas não sei ainda quando isso vai acontecer. O certo é que terá. Este primeiro evento do Andrade vai servir de baliza para o próximo, ou para os próximos movimentos.
Antônio quis, e aí já é uma dedução minha, dar uma movimentada na pré-campanha para tentar encobrir algo que as pesquisas que estão sendo divulgadas registraram neste mês de maio, qual seja, o crescimento do prefeito na aceitação popular (vide matéria aqui mesmo no site).
E falando nelas (as pesquisas), tem outra que foi publicada nesta segunda-feira (27) que traz números ainda mais generosos ao Ronivon. Eu não pude ainda entrar nesta última com o cuidado que se deve ter quando se trata de pesquisa, então não quero antecipar. Mas que o efeito cai como uma bomba no colo do deputado Antônio, isso cai.
Como eu disse, o ano promete. Ainda teremos pela frente as tradicionais batalhas das pesquisas; as lutas no judiciário; teremos as torcidas enfezadas de ambos os lados e teremos finalmente o clímax, no dia 06 de outubro. Mas até lá, haja barulho. Maior até do que nos chega lá do Chapeuzinho...
Paulo Albuquerque
Luzimangues, 27 de maio.







Comentários